“Nem aqui, nem ali”, de Bill Bryson

5 02 2008

billbryson.jpg

Bill Bryson é um americano residente em Inglaterra, apaixonado por viagens, como todos nós. Distingue-se de todos os viajantes, por ser o autor de livros de viagem mais vendido do Mundo.

“Nem aqui, nem ali”, resulta de uma viagem do autor pela Europa, em 1990, quando Split ainda pertencia à Jugoslávia e quando os búlgaros andavam pelas ruas com muitas notas na mão, mas sem nada para comprar.

Quem já deambulou pela Europa, como o autor, não pode deixar de se identificar com as descrições dos povos europeus, como da condução “assassina” dos italianos, para quem as passadeiras não têm qualquer significado: “Assim, é provável que só nos vejam pela primeira vez através do espelho retrovisor, sob a forma de algo estendido na estrada atrás deles. Mesmo que nos vejam, não param. O que nada tem de pessoal.”

Bryson acredita que o Armistício devia ter obrigado a depor os acordeões juntamente com as armas, que os franceses são geneticamente incapazes de “fazer bicha” e que “os romanos estacionam tal como eu faria se tivesse acabado de derramar um frasco de ácido no colo”.

As descrições que nos são apresentadas são hilariantes. Este é daqueles livros que se “devoram” e que aconselho vivamente a ler.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: